15 de dezembro de 2011

Olá, como segundo post da nova Tag Dica de Livro, hoje trago para vocês a primeira entrevista do Blog, com um amigo meu, o Renato. Decidi entrevista-lo porque admiro muito o amor por leitura dele, que já está em um nível alto, são mais de 400 livros em sua coleção! Claro, um bom leitor sempre acaba sendo um ótimo escritor. Como ele ainda está no começo da carreira, de muito sucesso eu espero, preparei uma entrevista especial para vocês o conhecerem melhor.


Adolecentro - Defina-se em uma frase.
Renato – Um amante da boa leitura e do conhecimento, um rapaz calmo e tímido que sabe se expressar melhor na arte da escrita.

Adolecentro - Como surgiu a idéia de escrever um livro?
Renato A idéia para a escrita de meu primeiro livro publicado (Paulo, uma ficção) surgiu á aproximadamente dois anos atrás, no ano de 2009. Desde este tempo eu ficava analisando a decadência moral e espiritual que muitos dos segmentos evangélicos vem sofrendo e pensava comigo mesmo: - Como será que o apóstolo Paulo reagiria diante de um cenário cristão tão caótico?
Nunca consegui uma resposta muito satisfatória para esta pergunta. Foi então que, como a idéia parecia que se tornava cada vez mais intensa em minha mente, resolvi escrever uma ficção onde eu imaginava a vida de Paulo nos dias atuais, enfrentando muitos dos problemas que conhecemos. Confesso que escrevi na base da brincadeira e jamais pensei que publicaria a minha história...

Adolecentro - Quanto tempo levou para você concluir seu primeiro livro?
Renato Foram quase 3 meses de escrita, dia após dia. Iniciei a escrita no início de Outubro de 2010 e finalizei no final de Dezembro de 2010.

Adolecentro - Qual as dificuldades de um escritor para publicar seus livros?
Renato – Creio que uma das maiores dificuldades para que um escritor possa publicar as suas obras é, em muitos casos, o alto custo para publicação, especialmente se o escritor está começando
na carreira. Outra grande barreira é a falta de credibilidade, por parte das editoras pelos trabalhos de novos escritores. Muitos trabalhos são recusados, pois as editoras, visando lucro, desprezam ótimos trabalhos tudo por que não conseguem enxergar o benefício que muitas boas obras fariam aos leitores. Devo agradecer á Deus e considerar as minhas publicações como um verdadeiro milagre, pois enviei os meus manuscritos no tempo certo e pra pessoa certa – Léo Kades – alguém que muito me apoiou e proporcionou para que pudesse entrar pra carreira literária.

Adolecentro - Até agora, quantos livros você já escreveu no total? (incluindo os não publicados)
Renato Atualmente possuo, de minha autoria, 5 livros escritos: Um publicado (Paulo, uma ficção), a continuação deste em processo de revisão ortográfica na editora, um em que estou escrevendo atualmente e mais dois escritos os quais, algum dia, pretendo melhorá-los, corrigi-los para publicá-los também. Fora estes, ainda tenho projeto (esboços) para mais 6 livros.

Adolecentro - Para que tipo de pessoa, ou para quem você recomendaria seus livros?
Renato – Embora os meus livros tenham um teor cristão evangélico, procuro ser o mais equilibrado possível, isto é, procuro atingir as necessidades de todas as pessoas: as cristãs (principalmente aqueles que aspiram conhecer mais a Deus e se dedicar á proclamação do verdadeiro e puro evangelho de Jesus Cristo) e as não cristãs (demonstrando que a fé cristã é mais do que simples regras e doutrinas, antes é um relacionamento com um Deus gracioso e justo que enviou seu único filho Jesus, para morrer no lugar de nós, pecadores e que o perdão de Deus é acessível á qualquer um, mesmo á um perseguidor do evangelho!)

Adolecentro - Além de escrever, o que mais você costuma fazer?
Renato – Costumo dizer que sou um ser humano comum e normal. Além de escrever eu amo muito ler e estudar sobre assuntos diversos, principalmente nas áreas de Teologia, Filosofia, Física, Arqueologia, História. Também gosto de passear em parques, shopping, ir ao cinema, etc.

Adolecentro - Quais são seus autores preferidos?
Renato – São vários, mas aqui vou citar apenas alguns dos que mais me marcaram: John Stott (que já descansa no Senhor), Myer Pierlman, Stanley J. Grenz, Normam Geisler, Bill Myers (me inspirei muito neste), R.C. Sproul, Peter Kreeft, Jostein Gaarder, Ravi Zacharias, Rick Riordan, Jonhston Macculley, Marcos Granconato, Philip Yancey, Ajith Fernando, Charles Swindoll, Charles Ferguson Ball, Max Lucado, Ciro Sanches Zibordi, Paulo Romeiro, etc.

Adolecentro - Qual a dica você tem para quem sonha em ser escritor?
Renato – Em primeiro lugar: Escreva! Isso mesmo, escreva suas idéias. Idéias guardadas não são idéias conhecidas por ninguém. Escreva nem que seja pra ninguém mais ver, pois algum dia você pode ser colocado de frente com a pessoa que irá ler e gostar de seu trabalho.
Em segundo lugar: Tenha uma boa consciência sobre a vida e o mundo que te rodeia. Os fatos mais banais da vida podem servir de inspiração para uma boa história ou para algum estudo crítico bem elaborado.
Em terceiro lugar: Estude e leia bastante. A prática da leitura não só enriquece a pessoa através de conhecimentos, como também melhora a leitura e o vocabulário das pessoas que, hoje em dia está caótico.


Adolecentro - Deixe um recado para os leitores.
Renato - Infelizmente (e digo isto com dor no coração) os jovens de nossa sociedade estão cada vez mais fúteis. É impressionante observar o baixo nível intelectual de nossa juventude. Toda vez que me ponho a conversar com algumas pessoas que me são conhecidas, sou logo taxado de Nerd’s, intelectual e coisas do gênero. Tudo isso por causa das pessoas que não se interessam pela maravilhosa arte da leitura e escrita. Se pudesse deixar um apelo as futuras gerações, seria para que as pessoas se voltassem mais para Deus e sua sagrada Escritura, fonte inesgotável de conhecimento e vida eterna. Mas também imploraria as pessoas para que se lançassem com esmero em uma boa leitura (existem publicações que são verdadeiras porcarias), pois a nossa sociedade está cada vez mais braçal e preocupada com lucrar com atividades que exigem mais do corpo em detrimento do intelecto, do raciocínio lógico e conciso. Não é a toa que, em nossos dias, já não há mais nenhum Mahatma Ghandi, nenhum Martin Luther King, nenhuma causa nobre para se lutar, pois as pessoas foram acostumadas a pensar com os bolsos do que com o intelecto.
Vamos ler mais, nos expressar de forma culta e aproveitar ao máximo cada oportunidade que Deus nos concede para sermos bons uns para com os outros.



 Adorei as respostas, Renato saiba que você tem meu apoio!

 Se você quiser adquirir o primeiro livro publicado do Renato, você pode encontrar nas seguintes livrarias online:

Espero que tenham gostado da entrevista !
 Para saber das novidades à parte do blog, clique em Leia Mais.



 E falando em entrevista, a Paloma, dona do mais novo blog parceiro, me entrevistou ! Lembram que eu ganhei o livro Agosto? O que eu não sabia era que também ia ganhar uma entrevista haha *-*


Então, além da entrevista do Adolecentro, com o Renato, confiram a minha entrevista no Jornalismo Na Alma :D

Não esqueçam de votar no Adolecentro no Concurso Star vs Nerd do Blog Link My Fashion! A enquete está na barra lateral !! Ficarei muito grata com quem ajudar :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

24 comentários:

  1. Oi Suzana, gostei muito da entrevista com Renato. Fiquei curiosa sobre o livro. Muito legal mesmo. É verdade uma das barreiras encontradas é o descrédito das editoras, ainda mais quando o escritor é jovem. Sucesso ao Renato.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. gostei da entrevista, um dos meus sonhos é ser escritora e é legal ver brasileiros conseguindo isso :)

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oi suzana, parabéns pela entrevista que vc preparou e parabéns pela que vc responde, rsrs! Adorei, ficou bem elaborada, beijos! *-*

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, que lindo seu blog, adorei *o*
    Você gostou da entrevista ?! Brigada pela sua visita lá no meu blog tá, to seguindo aqui.

    BEIJOS, AMANDA K.
    http://myalienromance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei a entrevista .
    Bem elaborada!

    Bjus

    Rosachoquemakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista...o livro parece ser bem legal!Já votei na enquete que seu blog participa! Boa sorte!Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Adorei a entrevista *-*
    Gostei das perguntas,bem elaboradas e simples >.<
    Esepro que tenha sido a primeira de muitas ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa que chic! amei a entrevista, escritores são tão cultos né? ja vio como eles falam? eu fico louca rsrs te espero lá amor ->>> http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/ kisskiss

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista!
    Concordo com ele em muita coisa ^^

    Já votei na enquete^^ boa sorte
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Vou agora mesmo lá votar!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    http://www.docesonhodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista e principalmente a parte q ele fala pra quem gostaria de ser escritor, um a carreira difícil, realmente pra q se torne um autor renomado, mas é como sempre digo, se vc correr atras um dia vc chega em seu objetivo, mas tem de realmente fazer tudo q esta ao seu alcance e não esperar q alguem faça por vc, tds podem basta apenas querer..bjus

    ResponderExcluir
  12. Boa a entrevista.Eu concordo com ele em muitas coisas.Realmente os jovens de hoje estão mesmo com um nivel intelectual baixo.Tbm não param para ler um livro,ou fazer algo de util.Muita pena!!

    ResponderExcluir
  13. Uauuu, menina! que legal a entrevista!!
    E vou lá votar em vc :)


    Beeeijooos,

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista ficou ótima!
    Criei esse novo blog,sou do antigo http://caahwolf.blogspot.com/
    se você puder ajudar esse é o novo: wolftheideia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bom!
    Desculpa a demora, mas é que tô com o tempo super curto! Mas vim agradecer sua presença!

    Desejo muita sorte pro seu amigo na carreira de escritor!
    Bjs, paz e boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a sua ideia de entrevistar um escritor, passar para a gente o que ele pensa quando ele vai escrever. Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Como adoro ler desejo muito sucesso ao Renato, que ele realize todos os seus sonhos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente amei tudo principalmente seu estilo...BEIJOS ja to seguindo se gostar do meu blog me segue tbm...
    http://vivendocomsurpresas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. passei a gostar mt mais do blog depois que eu vi a aba quem comando e te conheçi um pouco mais...vou passar a visitar sempre,beijos.

    ps-me senti bem e com uma boa energia neste blog,amei mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Suzana, já votei no seu blog ^^, e gostei muito da sua entrevista, e realmente o que ele diz é verdade, os jovens de hj tem um nível intelectual mt baixo. Eu não consigo entender pq alguma pessoas não gostam de ler, é algo tão de se fazer :)

    ResponderExcluir
  21. Agradeço de coração pela força que você está me dando Suzana!!! De fato, a entrevista ficou muito legal... e eu já tenho um certo charme particular, não é? rsrsrs... brincadeiras á parte, Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Que legal a entrevista, achei otima a dica do livro! Sucesso!

    Beeijos =*
    (Momentos de Beleza)
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o autor
    Mas gostei bastante da entrevista
    E passei a conhecer mais ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu trabalho!!! bjokas!
    http://izabellinemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)