15 de agosto de 2012

Depois de entrevistar e divulgar tanto meu amigo Renato e suas obras literárias, seu irmão, Renan, ficou super animado para ser entrevistado também!! Tudo bem que são meus amigos, porém, eu não publicaria aqui no blog algo que não tivesse conteúdo que pelo menos eu, acharia interessante saber, concordam? Conheço o Renan há algum tempo, e percebi que ele é alguém muito sensível, e que adora poesia. Além disso, em nossas conversas ele dava sua opinião sobre diversos assuntos, mas gostava mais de falar sobre Arte e Religião, e eu sempre achava isso muito interessante. Foi daí que elaborei minhas perguntas. Sei que um livro dele logo chegará, já que ele contribuiu muito na construção do livro de seu irmão Renato. Nada mais justo do que entrevista-lo também! hehe Let's Go!

Clique em Leia Mais



Adolecentro - Fale um pouco sobre você.
Renan - Eis uma questão difícil, mas tentarei em "breves" palavras: Sou uma pessoa comum e normal, não possuo nada de extraordinário, e muito menos me destaco na multidão, porém, sou um pessoa que ama a vida, prezo as minhas amizades, e me alegro nas coisas mais simples e belas desse mundo; Procuro ser autentico e honesto comigo mesmo, pois reconheço quem sou, e como sou; Me sinto a vontade numa roda de bate papos, ainda que em assuntos mais triviais, oque me importam são os momentos, e as pessoas com quem os passo; Amo pessoas; gosto de estar rodeado de gente, de dar risadas, soltar os ombros, relaxar, rir de mim mesmo, contar piadas, ainda que as mais tolas e bobas, apenas para dar o ar da graça no ambiente; enfim, cultivo a simpatia e o calor humano, pois infelizmente a pós modernidade tirou-nos uma das dimensões mais preciosas do viver humano, que são os relacionamentos; Gente tem medo de gente hoje em dia,  usamos muitas mascaras no nosso cotidiano, e isso nos torna cínicos, não apenas para o próximo, mas principalmente cínicos de nós mesmos, e para nós mesmos. Enfim, um dado importante é que eu gosto de conversar, e falar muito... rsrs .. PERCEBE-SE, não é?

Adolecentro: Como é gostar de poesia e ser Cristão? Como você costuma explicar isso para as pessoas?
Renan - Creio que esta resposta seja a mesma que dizer a um faminto: Como é ter fome e saciar-se? Se os olhos são as janelas da alma, diria eu, então, que a poesia são as aguas que fluem de dentro do manancial dos nossos corações, brotando do mais íntimo dos nossos afetos. A poesia é muito comum ao cristianismo, infelizmente os cristãos de nossos dias desaprenderam a cultivar tal hábito que era comum dentro das comunidades judaicas dos tempos do antigo e novo testamento.
Explicar as pessoas o meu gosto por literatura e arte nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, pois muitos tem preconceitos quanto ao assunto, por pura falta de informação; como já é dito: "o povo, em geral, lê muito pouco, e quando lê, o faz de forma errônea". Creio eu, que a melhor maneira de transmitirmos esses valores, seja numa abordagem bíblica, demonstrando o seu valor e riquezas, dentro de uma perspectiva de que toda verdade procede de Deus, e logo, linguagens poéticas inerentes ao amor, amizade, ódio, paixão (mesmo de um homem para com uma mulher) são perfeitamente conciliáveis ao contexto bíblico.

Adolecentro - Você é uma pessoa muito bondosa. Qual sua opinião sobre o "amor próprio"? Acha que "amor próprio" e "egoísmo" são coisas diferentes ou praticamente iguais?
Renan - Bom, eu não digo que seja uma pessoa bondosa, apenas creio que cultivar conteúdos nobres no coração seja muito melhor do que cometer um suicídio existencial, amargando a minha vida com sentimentos ruins, como mágoa, rancor, ódio, ou amargura. Agora, amor próprio, creio ser fundamental, pois muitas pessoas, sentem-se aprisionadas por complexos de inferioridade, enxergando-se a si mesmos com uma visão distorcida da realidade; Já vi casos, de pessoas lindas, acharem-se feias, por causa de uma visão torta a seu respeito; Isso é a prisão mais terrível e triste que possa existir numa pessoa.
Agora, realmente, amor próprio, e egoismo são antagônicos entre si, porém, senão tivermos sensibilidade para diferir entre um e outro, caímos facilmente de um extremo à outro. Egoísmo é amar apenas a si próprio, independente do meu próximo; Já amor próprio, é sentir-me de bem com a vida, abraçando-a com todas as facetas que ela me apresentar, sejam boas ou ruins, compartilhando-a com aqueles a minha volta. Para esta questão apenas com uma palavra eu resumo: EQUILÍBRIO.

Adolecentro - Conte um pouco sobre a visão de "homem poeta" que você passa? O que as pessoas interpretam disso?
Renan - Eu sempre fui muito emotivo... rsrs ...isso desde que me conheço por pessoa; Sempre fui muito carinhoso, tanto que minha mãe me chama de "Grudenan"... rsrs ...Sempre gostei de poesias; Na época de colegial, nas aulas de literatura, eu sempre escrevia, e descobri esse gosto pela arte. Claro, que essa visão de "homem poeta" advém do tipo de pessoa que sou, e dos conteúdos que adquiri no decorrer de minha vida, as famosas experiências de vida. Verdade seja dita que para muitos, mesmo em pleno seculo 21, ainda é um tabu, um homem gostar de poesia, e ainda manter-se heterossexual; comentários e piadinhas nunca faltaram, mas eu não me importo com isso, pois creio que, não tem nada pior do que não ser honesto consigo mesmo, e deixar-se desnudar a alma, por medo de preconceitos. Pessoas que vivem escondendo oque sentem por medo de criarem pecha sobre si, demonstram claramente falta de vida em si mesmos, superficialidade, e mesquinhez.

Adolecentro - Na sua opinião, qual a ligação entre fé e arte?
Renan - Fé sempre teve muita ligação com a arte; Em nenhum momento da historia veremos uma discordância entre fé e arte, haja visto que a própria bíblia é uma obra de arte, diga-se de passagem, a maior obra de arte que já se produziu neste mundo, resistindo aos tempos, eternizada nas eras, e debatida até os dias de hoje, bem como estudada, isto é arte! Além do mais, recorrendo à historia, veremos que os grandes adventos científicos, medicinais, históricos, intelectuais, filosóficos, e até mesmo literários, vieram decorrentes da fé bíblica. Até então, os povos antigos por medo, não estudavam, não debatiam, por considerar que tudo que ocorria era decorrente da fúria dos deuses, seja as chuvas, trovoes, geadas, calor, tudo; O cristianismo com sua crença num único Deus, trouxeram para a humanidade o conceito da análise e das comprovações científicas, históricas, e literárias, pois sabiam: "se houve um trovão, não é causa de algum deus, logo, vamos estudar os fenômenos naturais"...( isto é fantástico!!!!!).....
As artes não são inimigas da fé cristã, antes suas aliadas, provando com seus postulados a existência de um único Deus, e que este Deus não se opõe ao estudo e análise critico dos fatos.

Adolecentro -  O segredo para uma vida feliz?
Renan - Não digo que haja algum segredo, antes princípios para um viver relevante. Penso, que a citação de S. Agostinho diga de forma concisa esta questão: "Ame a Deus e faça oque você quiser!"... Talvez você me pergunte: Mas isso não me dá espaço para pecar, e viver de forma libertina? Não, de forma alguma, pois se, realmente  eu amo a Deus, tudo quanto eu fizer será para alegar o coração dele; Como diz Paulo: Quer comamos, quer bebamos, façamos TUDO para gloria de Deus.

Adolecentro - Uma frase?
Renan - Pode ser duas? rsrs

"Eu já quis ganhar cidade, mas agora, tenho um projeto muito mais importante: Luto para preservar meu coração!" Ricardo Gondim.

"SEJA FELIZ VOCÊ TAMBÉM. Resgate a alegria da alegria." Eliel Batista

Adolecentro - Deixa um recado para os leitores do blog! 
Renan - Primeiramente agradeço à você, Suzana, por me dar este espaço para falar deste tema tão relevante que é fé e arte. Numa sociedade tão ativista, onde os valores invertem-se, vemos que é possível anelar pela natural sem descartar o trascedental. Agora, digo a todos que, aprendam a descansar de seus anseios, desânimos, e motivações, colocando-as aos pés de Cristo, confiando, logo então, vivendo para desfrutar desta vida maravilhosa que Ele nos dá, aproveitando cada momento como se fosse único, aprendendo a amar, respeitar, encantar-se pelo que é belo, pelo simples, cultivando relacionamentos, e abrindo-se para a possibilidade de tudo quanto a vida nos oferece, quer sejam boas, quer sejam ruins; mas que em cada uma delas, tenhamos a certeza de que Deus, SEMPRE,  se faz presente.
Claro, não poderia deixar de dizer: Cristo vos ama, e a real transformaçao e significado de vida, encontrei nEle, quando me entreguei e fui achado, deixando-me levar por sua vida, e permitindo Cristo re-significar toda a minha historia..
Que Deus vos abençoe a todos. Um beijão no coração de todos!

 Ficou 10 a entrevista!! Vou deixar uma foto dos irmãos (gêmeos), na Bienal do livro, divulgando o livro do Renato - Paulo uma Ficção:
à esquerda, Renato, autor das obras e à direita Renan, o entrevistado de hoje!

Espero que tenham gostado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: , ,

28 comentários:

  1. adorei, ele parece ser muito querido! E o livro do outro garoto parece ser super interessante, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadim minha queridinha...rsrs..Muito querida, com certeza é vc...rsrs..agradeço sua participaçao..beijo no seu lindo coraçaozinho..Renan Victor

      Excluir
  2. Irmaos interessantes, gostei :)

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce achou???..eu tbm...rsrsr....Brigadim..Beijao no seu lindo coraçaozinho...rsr

      Excluir
    2. Ah sim, fui eu, o Renan Victor, quem respondeu..rsr..

      Excluir
  3. Que chic você fazendo entrevistas assim Suzana! rsrs..eu adoro! Achei ele bem sentimental e verdadeiro.Continue assim Renan,& sucesso viu?! ^^

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadim minha queridinha. Sentimental???...é, realmente, eu confesso...sou sim..rsrs..Minha ae me chama de Grudenan..rsrs..já viu né??..mas é gostoso dar e receber carinho..rsrs..parabéns para a Sú, tbm, te amo Sú...Renan Victor

      Excluir
  4. Que bacana Suzana, penso que vc tem postar o que vc acha interessante o blog é seu, lá no meu vivem aparecendo a galera que quer mandar no blog rsrs adorei a entrevista, curti muito as respostas do Renan principalmente sobre a ligação da fé e da arte.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadim minha queridinha, realmente fé e arte foi um desafio legal, para desmistificar o "monstro" que cerca este tema tao imporante e relevante...beijos no seu lindo coraçaozinho...Renan Victor

      Excluir
  5. Amei a entrevista ! *-*
    beijos , Dani :)
    http://cala-a-boca-dani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da entrevista. Bem legal!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!
    http://blogandocomtatah.blogspot.com.br/
    :*

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista ♥
    Eu queria tanto ir na bienal, mas moro no rio :/
    bjinhos
    Conversando com a lua

    ResponderExcluir
  9. Adorei, adoro entrevistas!
    Principalmente sendo de alguém que admiramos o seu trabalho né


    Bjs

    Blog: Blog Worspite Noivas

    Sorteio de um Buquê: *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Muito boa a entrevista! Adoro qualquer tipo de arte, só não me sinto muito livre como ele para falar tão abertamente de religião. Muitas pessoas não aceitam a opinião dos outros quanto a isso e chega a ser chato, não acha?

    Sucesso a ele!

    No meu blog, te mandei um meme!
    Beijos
    http://infinitedreamsofiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadim queridinha, realmente, religiao é um tema, complexo, porem nao é dificil nao...As pessoas estao sedentas hoje em dia por fé, é algo inato ao ser humano; infelizmente muitos evangelicos, por nao estarem preparados pra amar pessoas, mais do que a "verdade", acabaram por transformar um tema tao lindo em um tabú, isso é uma pena, e triste tbm. E digo "verdade", entre aspas, pois a verdade da fé, é o amor ao proximo, nao o julgar, mas o amar. Beijos no seu lindo coraçãozinho..Renan Victor.

      Excluir
  11. Adorei a entrevista, somos dois, são normal e não me destaco na multidão,rs !
    Tem sorteio lá flor ! Beeijos ;*
    http://itsblond.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rrsr...brigadim minha bunitinha...realmente, nao destacar-se na multidão é uma benção; Eu nao preciso aparecer ou ser notado, mas quero que oque eu ensino e prego fique marcado nos corações das pessoas, pois sao as palavras da bíblia, a palavra de Deus, e isso vale muito mais a pena. Realmente, creia-me nao tem alegria maior do que essa..rsrs..beijos no seu lindo coraçaozinho.. Renan Victor

      Excluir
  12. Realmente, a entrevista ficou show! São gêmeos e nem se parecem muito. :S

    Beijos! porckybunny.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que nao...rsrsrrs...Nunca gostamos de ser parecidos..rsrsr...Brigadim minha garotinha, beijos no seu lindo coraçaozinho. Renan Victor.

      Excluir
  13. hahah que legal
    Ah e obrigada pela visita. Beijocas, Nícia.

    ResponderExcluir
  14. AAh, a entrevista ficou muuito boa amore! Adorei as perguntas inteligentes que tu fez a ele, e também, é claro, as respostas dele. Acho que eu não tinha visto o post em que tu indicava esse livro, mas vou conferir agoriinha! rsrs

    Beeijo
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  15. Olha que legal, amei a entrevista . Ficou show mesmo.
    Super interessante *-*
    E eu amei as frases que ele falou, sofre felicidade *--*
    Beijinhos!

    garota-faladeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostei minha queridinha, eu tbm gostei, por isso as postei...kkk...brigadim e beijos no seu lindo coraçaozinho...Renan Victo.

      Excluir
  16. Muito Legal a entrevista parabéns, é sempre bom divulgar o trabalho de autores nem tão conhecidos.
    www.portalft.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu nobre, Deus seja sempre contigo, e claro, realmente foi uma experiencia muito legal...é nóis maninho..Renan Victor.

      Excluir
  17. Obrigada a todos pelos comentários =)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)